Confina Brasil inicia sexto ano de jornada por dados de confinamentos brasileiros

Expectativa para 2026 é aumentar o número de cabeças de gado e de propriedades mapeadas.
260529~4

Entrando em sua sétima edição, a pesquisa expedicionária Confina Brasil, uma realização da Scot Consultoria, volta para a estrada nesta segunda-feira, 29, com um novo objetivo: superar a marca de 2025 e mapear mais do que 2,6 milhões de cabeças de gado em intensivos e semi-intensivos de engorda no Brasil.

Para alcançar os objetivos estabelecidos, a equipe técnica formada por médicos-veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e analistas da Scot, visitarão presencialmente mais de 130 propriedades, e mapearão cerca de 70 propriedades remotamente. A expectativa é de que coletem dados de 200 propriedades pelo país, ao longo de 15 semanas.

A novidade deste ano é de que pela primeira vez, a pesquisa expedicionária passará pelo Acre. O estado é a primeira parada da Rota 3. Contudo, este ano, os estados que ficam mais ao Sul do Brasil não receberão a visita in loco dos expedicionários, mas farão parte do Benchmarking com dados coletados remotamente pela equipe. “Ano passado a gente passou por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e a gente sempre busca ter essa alternância entre as regiões dentro dos estados e entre os estados. Esse ano a gente faz alguns estados mais ao Norte do país”, contou o médico-veterinário e expedicionário da Scot Consultora, Daniel Quintana. No total, 14 estados brasileiros participarão da pesquisa.

Conheça as rotas por onde passará o Confina Brasil em 2026:

Rota 1:

  • São Paulo, na região de Avaré, Itapetininga, Lençóis Paulistas e Guarantã
  • Minas Gerais, região de Betim, subindo até Montes Claros finalizando em São João da Ponte
  • Espírito Santo, região de Nova Venécia e montanha
  • Bahia, região Sul (Lajedão e Vitória da Conquista), depois Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães

Rota 2:

  • Piauí, na região de Bom Jesus e Uruçuí
  • Maranhão (Balsas e Estreito)
  • Tocantins
  • Pará
  • Norte do Mato Grosso, da região de Colíder e Alta Floresta até Juara

Rota 3:

  • Acre (Rio Branco)
  • Rondônia, de Porto Velho a Vilhena
  • Mato Grosso, na região de Tangará da Serra.

Rota 4:

  • Goiás (Rio Verde)
  • Mato Grosso do Sul, de Chapadão do Sul à Brasilândia
  • Noroeste Paranaense
  • São Paulo, passando por Presidente Prudente à Lins

O que nos move

Anualmente, a pesquisa mapeia cerca de 1/3 do gado confinado do país. O que nos move por esse caminho é o aprendizado, o conhecimento e a inspiração. Mantemos viva a conexão entre toda a cadeia, promovendo discussões técnicas dentro da porteira e divulgando conteúdo com informações relevantes para guiar a tomada de decisão de produtores, pesquisadores e empresas do setor agropecuário.

Acompanhe o Confina Brasil pelas redes sociais e fique atento às tendências que permeiam os confinamentos em cada região visitada.

Nos siga no Instagram e no TikTok.

Os nossos parceiros dessa jornada:

Patrocinadores Ouro:
Azul Pack | Tech Agro
Casale
Coimma
FS – Fueling Sustainability
IFB Fertilizantes
John Deere
Probeef

Patrocinadores Prata:
Ouro Fino
Padroniza

Montadora:
Ford

Realização:
Scot Consultoria

Agência responsável:
Bela Magrela

Histórias relacionadas